quarta-feira, 13 de maio de 2009

Praga



Praga é a capital da República Checa, situada na margem do Vltava. Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa. Capital da República Checa, situada na Boêmia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do rio Vltava (Moldávia). O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda do Vltava.
Entre os prédios mais importantes destacam-se o Castelo de Praga fortificado na colina Hradcany, construído entre os séculos XIV e século XVII, onde na atualidade mora o presidente da república e antiga residência dos reis da Boêmia. Ao lado do castelo, ergue-se a grande catedral gótica de S. Vito e o Belvedere em estilo renascentista.

No bairro Malá Strana esta uma das duas igrejas barrocas de São Nicolau, a igreja do Menino Jesús de Praga, a igreja do Loreto e numerosos palácios da aristocracia tcheca, em estilo barroco.

Na Staré Město (ou na Cidade Velha), há inúmeros monumentos e relíquias da história checa. Destacam-se a igreja Týnský, em estilo gótico, construída no século XIV, na qual se acha o túmulo do astrônomo Tycho Brahe; o bairro Josefstadt, com o gueto e o cemitério judaicos, do século XII, e a sinagoga. Encontra-se ali o relógio Astronômico Orloj e a parede Lennon.

Na Nové město (ou na Cidade Nova) figuram a estátua de São Venceslau, de 1915, e o Museu Nacional. Outras edificações de destaque são o Prikopy, local da antiga fortaleza; o Teatro dos Estados,estreou a ópera Don Giovanni, de Mozart; o Teatro Nacional, de 1883; igrejas e palácios barrocos e a estátua do líder hussita Jan Ziska.

Dentre as numerosas pontes que atravessam o rio Vlatva está a Ponte Carlos que liga a Cidade Velha ao Castelo de Praga.


















acho que eu quero voltar pra lá e ficar por lá. acho que eu quero sumir e não voltar mais. acho que eu quero conquistar o mundo. humpf eu não acho porra nenhuma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário